Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tipos de memórias RAM

Cada tipo tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento.

- DRAM ("Dynamic Random Access Memory"): É o tipo dinâmico. Os módulos possuem alta capacidade, podendo comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informações costuma ser mais lento que nas memórias estáticas. Em compensação tem preços bem menores que as memórias do tipo estático, pois utiliza uma tecnologia mais simples.
- SRAM ("Static Random Access Memory"): É o tipo estático. São muito mais rápidas que as memórias DRAM, porém armazenam menor quantidade de dados.

Velocidade da RAMs

Os módulos, também chamados "pentes" de memória RAM variam em capacidade de armazenamento e em velocidade. Em princípio, quanto mais memória RAM o computador tiver, tanto mais rápido será o seu funcionamento e mais facilmente ele suportará a execução de funções simultâneas. Os tamanhos de memória RAM foram aumentando gradativamente: 16, 32, 64, 128, 256, 512 MB, e assim por diante.
Quando se escolhe um computador esta especificação é quase tão importante quanto a capacidade do processador, pois a simples adição de mais memória pode deixar um computador mais rápido, sem que haja a necessidade de trocá-lo por um modelo mais moderno.
Evidentemente aumentar a memória RAM não garante um processador mais rápido, mas o torna mais eficiente, já que perde menos tempo para recuperar os dados armazenados na memória virtual. Essa memória é um recurso pelo qual o sistema operacional utiliza o  de disco rígido como uma extensão da RAM quando essa memória está totalmente ocupada. Como a memória física é mais veloz que o disco rígido, o desempenho do computador melhora.

Memória RAM

Memória de acesso aleatório (Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
Memória de acesso aleatório (RAM) é uma forma de armazenamento de dados de computador. Hoje, ela toma a forma de circuitos integrados que permitem que os dados armazenados sejam acessados em qualquer ordem.
São voláteis, ou seja, perdem os dados armazenados quando é interrompido o fornecimento de energia..

Aplicações da ROM

A memória ROM está presente em qualquer dispositivo digital, como por exemplo um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar suas funções básicas e/ou principais de uma forma que elas sempre sejam acessíveis e não se apaguem ao interromper a alimentação.
Satélites, controles remotos, impressoras, celulares, todos os aparelhos digitais comportam uma ROM para realizarem suas tarefas básicas.
O uso da memória ROM vêm aumentando conforme surgem novas tecnologias, além de serem portadores de firmwares, hoje utilizam-se memórias flash (que também são memórias ROM) para o armazenamento de diversos tipos de dados.
Uma grande perspectiva para as Flash Rom é a possibilidade de um dia esta memória poder substituir de vez os tão usados discos rígidos, mas isto ainda não é possível, pois as memórias flash embora possam comportar diversos dados, ainda possuem capacidade muito menor do que os HDs enquanto o preço é bem superior.
A memória rom de seu micro é responsável pela a BIOS sistema que é responsável por "acordar" todos seus componentes e também pelo auto-teste responsável por fazer testes na memória e outros componente do hadware e também pelo Setup responsável pela configuração de sua máquina. Ou seja, é na memória rom que tudo começa.

Tipos de memórias ROM

  1. PROM (Programmable Read-Only Memory) podem ser escritas com dispositivos especiais mas não podem mais ser apagadas ou modificadas;
  2. EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) podem ser apagadas pelo uso de radiação ultravioleta permitindo sua reutilização;
  3. EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory) podem ter seu conteúdo modificado; eletricamente, mesmo quando já estiver funcionando num circuito eletrônico;
  4. MEMÓRIA FLASH, semelhantes às EEPROMs são mais rápidas e de menor custo;
  5. CD-ROM, são discos ópticos que retêm os dados não permitindo sua alteração;
  6. DVD-ROM, são discos ópticos, tal como os CD-ROM, mas de alta densidade.

Memória ROM

 A memória somente de leitura (ROM, Read-Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
Uma memória somente de leitura propriamente dita vem com seu conteúdo gravado durante a fabricação. Atualmente, o termo Memória ROM é usado informalmente para indicar uma gama de tipos de memória que são usadas apenas para a leitura na operação principal de dispositivos eletrônicos digitais, mas possivelmente podem ser escritas por meio de mecanismos especiais. 

Operação Leitura

Sempre que a CPU desejar ler um dado numa determinada posição de memória, os seguintes passos deverão ser realizados:
1- A CPU fornece o endereço binário da posição de memória da qual o dado deve ser recuperado. Ela coloca esse endereço nas linhas do barramento de endereço.
2- A CPU ativa as linhas de sinal de controle apropriadas para a operação de leitura da memória.
3- Os CIs de memória decodificam o endereço binário para determinar a posição que está sendo selecionada para a operação de leitura.
4- Os CIs de memória colocam o dado da posição de memória selecionada no barramento de dados, a partir do qual são transferidos para a CPU.

Operação Escrita

Os seguintes passos acontecem na operação de escrita:
1- A CPU fornece o endereço binário da posição da memória em que o dado será armazenado. Ela coloca esse endereço nas linhas do barramento de endereço.
2- A CPU coloca os dados a serem armazenados no barramento de dados.
3- A CPU ativa as linhas de sinal de controle apropriadas para a operação de escrita na memória.
4- Os CIs de memória decodificam o endereço binário para determinar a posição que está sendo selecionada para a operação de armazenamento.
5- Os dados no barramento de dados são transferidos para a posição de memória selecionada.

Habilitação de Memória

Entrada R/W*

Essa entrada controla a operação realizada na memória: Leitura (R) ou escrita (W). A entrada é identificada por R/W’; a inexistência de apóstrofo ou barra sobre o R (Lê-se R barrado) indica que a operação de leitura ocorre quando a entrada R/W’ = 1. O apóstrofo ou barra sobre o W indica que a operação de escrita quando é realizada quando a entrada R/W’ = 0. Conclui-se que a operação de escrita acontece quando a entrada está em nível BAIXO e a de leitura ocorre quando a entrada está em nível ALTO.

Princípios de operação da memória

Embora cada tipo de memória seja diferente em sua operação interna, certos  princípios básicos de operação são os mesmo para todos os sistemas de memória. Todo sistema se memória requer diversos tipos diferentes de linhas de entrada e de saída para realizar as seguinte funções:

1 - Selecionar o endereço de memória que está sendo acessado por uma operação de leitura ou de escrita.
2 - Selecionar uma operação de leitura ou de escrita para ser realizada.
3 - Fornecer os dados de entrada para serem armazenados na memória durante a operação de escrita.
4 - Manter os dados de saída vindos da memória durante uma operação de leitura.
5 - Habilitar (ou desabilitar) a memória de modo que ela responda (ou não) às entradas de endereço e ao comando de leitura ou de escrita

Classificação das Memórias

Quanto ao Acesso
Para a memória acessar informaçoes, é usado lugares chamados  localidades de memória. Cada localidade possui um conjunto de bits, a que denominados de endereço (posiçao). 
O tempo necessário da entrada de um endereço até o momento em que a informaçao apareça na saída é o tempo de acesso.
Há dois tipos de acessos diferentes em uma localidade : 
- acesso sequencial : as memórias que usam este acesso, passam por todas as localidades intermediárias até chegar o endereço da localidade desejada.
- acesso aleatório : são aquelas memórias que chegam diretamente, sem passar pelos pontos intermediários, no endereço de uma certa localidade. 

Quanto a Volatilidade 
As memórias podem ser :
- Voláteis: Aquelas que ao cortar a alimentação, as informações armazenadas sao perdidas. Podem possuir como elemento de memória o flip-flop. Ex.: RAM
- Não Voláteis: Do contrário das voláteis, estas mesmo sem a alimentaçao, as informaçoes continuam armazenadas. Ex.: ROM,PROM e EPROM.

Quanto a Troca de Dados
- Escrita|Leitura: permite acesso a uma localidade qualquer para armazenar a informaçao desejada e para a leitura do dado.Ex.: RAM 
- Leitura: informaçao fixa,permitindo apenas a leitura,como seu nome já diz.
Quanto aos Tipos de Armazenamento
- Estáticas
- Dinâmicas

INTRODUÇÃO

Em informáticamemória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.